Quero meu FIESPravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial

Apresentação

O curso de Direito propicia uma formação sólida que garante ao egresso uma postura intelectual crítica e interdisciplinar, relacionada ao desenvolvimento de habilidades e competências práticas a partir da integração de teorias das diversas disciplinas.

O foco do curso foi construído  em sintonia com a realidade regional, com diretrizes voltadas às atividades empresariais e à sustentabilidade.

Profissional: Bacharel em Direito

Carga horária: 4720  horas/aula (Matriz Curricular 2007)
                         4500 horas/aula (Matriz Curricular 2011)

Duração: cinco anos

Período: matutino e noturno

Mercado de atuação: o curso de Direito do Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES/SOCIESC prepara o acadêmico para assumir um compromisso com a sociedade, visando, acima de tudo, a justiça e a ética. Dentre as várias áreas e funções que poderão ser exercidas pelo bacharel em Direito, destacam-se as seguintes: Advocacia pública ou privada, Magistratura, Ministério Público, Procuradoria, Defensoria, Segurança Pública e Magistério.

 


 

Inscrições - Vestibular de Verão 2017

 

 

icone_inscrevase_23 


 

Situação Legal

AUTORIZAÇÃO

Portaria 3.683 de 09 de dezembro de 2003

Publicada no DOU de 10 de dezembro de 2003

 

RECONHECIMENTO

Portaria 1.836 de 22 de dezembro de 2009

Publicada no DOU de 24 de dezembro de 2009

 

RENOVAÇÃO DO RECONHECIMENTO

Portaria 29 de 23 de março de 2012

Publicada no DOU de 28 de março de 2012


 

Perfil, Missão e Objetivos do Curso

Perfil profissiográfico
O bacharel formado pelo curso de Direito do IBES/SOCIESC deverá atuar profissionalmente a partir de uma formação ética, humanista e solidária, de forma ideologicamente definida, com habilidade empreendedora nos setores público e privado e competência técnica para reconhecer e promover mudanças socioeconômicas, em especial, no que tange ao direito empresarial e às novas demandas sociais, comprometido com o desenvolvimento de uma sociedade mais livre, justa e solidária.

Missão
Formar bacharéis em Direito, tecnicamente capazes para ingressar no mercado de trabalho com habilidades empreendedoras, nos setores públicos e privados, ideologicamente definidos e comprometidos com as competências para promover mudanças sócioeconômicas, detentores de uma formação ética, humanista e solidária.

Objetivos

Geral
O curso de Direito do IBES/SOCIESC busca, em um sentido mais amplo, formar profissionais qualificados para o exercício das atividades pertinentes aos operadores jurídicos, especialmente para as práticas relativas às relações sociais e empresariais, sem olvidar da formação para que os mesmos estejam conscientes de sua participação nos processos de transformação da Sociedade, do Estado e do Direito brasileiros, enquanto atores históricos capazes de atenderem as demandas da cidadania e do desenvolvimento econômico e científico.

Específicos
Em termos mais restritos, objetiva-se:

  1. Possibilitar a construção de referências teóricas e a vivência de experiências concretas que proporcionem a implementação dos parâmetros que ensejarão a qualidade do ensino, da pesquisa e da produção acadêmica, bem como da extensão, associando teoria e prática, visando o exercício competente das atividades profissionais;
  2. Desenvolver a capacidade crítica do aluno para que possa interpretar tendências sócio-políticas sem perder a consciência e a dimensão das questões éticas, humanas e sociais;
  3. Preparar os alunos para assumirem suas atribuições e deveres sociais como operadores jurídicos aptos e responsáveis a desenvolverem suas atividades técnico-jurídicas em sintonia com a realidade social e fundadas em referenciais humanistas, éticos e solidários;
  4. Despertar nos alunos que, como futuros profissionais de uma área das ciências sociais aplicadas, devem ter consciência da importância que o exercício de suas atividades profissionais tem como condição de possibilidade de realização e exercício da cidadania, em função de poder proporcionar avanços sociais, econômicos e culturais, através da efetivação dos direitos e do Estado democrático.

 

Matriz Curricular

O curso de Direito do IBES/SOCIESC possui duas matrizes curriculares em andamento: a aprovada em 2007 e a que teve início em 2011.

Para visualisá-las faça o download dos arquivos em anexo.


 

Concentrados

Para visualizar, faça o download do arquivo anexo.


 

Notícias do Curso

Exame da OAB confirma curso de Direito do IBES/SOCIESC em 1º entre IES privadas de SC

O curso de Direito do Instituto Blumenauense de Ensino Superior/Sociesc alcançou o segundo lugar no resultado final do IV Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil, atrás apenas da Universidade Federal de Santa Catarina. A colocação representa a confirmação do Ibes em primeiro lugar entre as instituições de ensino privadas do estado
Quer ficar por dentro do que acontece em nosso Curso, acesse o blog do Curso de Direito http://ibesdireito.blogspot.com/ . 


 

Blog do Curso de Direito

Os eventos e atividades complementares organizados pelo núcleo estão disponíveis para acompanhamento e divulgação através do blog do curso.

Acesse http://ibesdireito.blogspot.com/ e fique por dentro de todos as nossas atividades complementares já realizadas e que estão por vir. Estamos sempre buscando temas e palestrantes renomados, atuais e que tragam informações relevantes a uma de nossas linhas de pesquisa.

Para acessar o blog do curso de Direito, clique aqui.


 

Periódicos Recomendados

PERIÓDICOS:

-  Revista da Esmesc: http://revista.esmesc.org.br/re

-  Revista de EMERJ: http://www.emerj.tjrj.jus.br/revistaemerj_online/edicoes/revista65/revista65_sumario.htm

-  Revista da Faculdade de Direito da UFMG: http://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista

-  Revista Direito VG – FGV – Direito SP: http://direitosp.fgv.br/publicacoes/revista/revista-direito-gv

-  Revista Eletrônica de Direito Tributário: http://www.abdf.com.br/pt/revista

-  Revista Escola Paulista da Magistratura - SP: http://www.epm.tjsp.jus.br/Publicacoes/RevistaEPM.aspx

-  Revista da EMARF: http://www.trf2.gov.br/emarf/revistavolumes.html

-  Revista do MP – SC: http://www.mpsc.mp.br/portal/webforms/lista.aspx?secao_id=421

-  Revista do MP – GO: http://www.mpgo.mp.br/portal/conteudo/revistas-do-mp-go

-  Revista MP – RJ: http://www.mprj.mp.br/consulta-juridica/revista-do-mp/revistas

-  Revista do  Gedicon - Grupo de Estudos de Direito Concreto em Matéria Cível e Fazendária: http://www.emerj.tjrj.jus.br/revista_gedicon_online/revistadogedicon.html

-  Revista do Curso de Especialização em Direito Administrativo da EMERJ: http://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/rcursodeespecializacao_latosensu/direito_administrativo/rcursodeespecializacao_latosensu_administrativo.htm

-  Revista Eletrônica Direito e Política - ISSN 1980-7791 B3 Qualis Direito CAPES [Programa Mestrado e Doutorado UNIVALI]: http://www6.univali.br/seer/index.php/rdp

-  Novos Estudos Jurídicos - ISSN Eletrônico 2175-0491 - A2 no Qualis Direito CAPES [Programa Mestrado e Doutorado UNIVALI]: http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/nej%20

 

SITES:

-  SCielo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_subject&lng=pt#subj6

-  Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro: http://www.emerj.tjrj.jus.br/

-  Escola da Magistratura Federal da 2ª Região: http://www.trf2.gov.br/emarf/revistaemarf.html

-  Escola da Magistratura do Estado De Santa Catarina: http://www.esmesc.com.br/


 

Área de Concentração e Áreas de Referências do Curso

Nosso curso de Direito, tem como diferencial na área de concentração e referência.

 

Área de Concentração:  DIREITO EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE

    O Colegiado do Curso de Bacharelado em Direito estabeleceu como área de concentração para o curso, Direito Empresarial e Sustentabilidade, que se preocupa com a melhoria contínua do complexo processo técnico-gerencial de desenvolvimento do setor empresarial (Microempresa – ME e Empresa de Pequeno Porte - EPP), envolvendo a necessidade de conhecimento de diversas áreas com o olhar para função social, econômica e ambiental do direito.

   A atuação na área de concentração é lapidada com base no perfil do egresso, diretamente relacionado com as disciplinas da grade curricular, com as especificidades do curso e com as necessidades da comunidade.

   Baseado na concepção do curso, em que a necessidade do profissional formado deve atender às novas tendências e diretrizes para os egressos, um amplo estudo foi realizado para definição das áreas de referência para o curso de Bacharelado em Direito. As áreas de referência organizam o conteúdo de estudo sem romper os vínculos entre os aspectos humanos e técnicos, porque, de um lado, remete às necessidades humanas a serem atendidas, as quais são o ponto de partida para atuação profissional. De outro, embutem problemas de direito que precisam ser resolvidos para atender às necessidades humanas que emergem da sociedade. 

   Diante do exposto, após análise do Núcleo Docente Estruturante - NDE, e aprovação do Colegiado do Curso, com base no mercado, no corpo docente, na infraestrutura e na matriz curricular, foram definidas para o curso as três grandes áreas de referência:

 

Direito das relações empresariais e sustentabilidade: Esta área de referência aponta para uma perspectiva global da discussão jurídica. Esse olhar exige constantes pesquisas sobre as instituições jurídicas para definir o seu alinhamento com os debates acerca da sustentabilidade. Nesse diapasão, as pesquisas envolverão as dimensões econômica, social, espacial, ecológica e cultural;

Responsabilidade socioambiental e responsabilidade no ambiente de trabalho: Está área de referência aborda aspecto contemporâneo relevante relacionado à ambientação laboral livre de aspectos patogenéticos em suas várias dimensões, compreendendo desde as condições de atendimento de normas preventivas de medicina e segurança do trabalho até a promoção da saúde física e mental dos colaboradores.

Direito das relações econômicas internacionais: A sustentabilidade como condição do processo produtivo constitui exigência que paulatinamente ganha importância nas relações empresariais internacionais, impondo padrões de sustentabilidade que devam ser atendidos, principalmente mediante as certificações ambientais, por todos aqueles que pretendam inserção no mercado internacional, criando novas exigências jurídicas dos parceiros no ambiente de negócios e em todas as relações públicas e privadas internacionais.


 

Núcleo de Semiótica Jurídica e Redação Jurídica - TCC

Objetivos e outras considerações

O Núcleo de Semiótica Jurídica e Redação Jurídica foi instituído pela Resolução 02/2005 (Coordenação do curso de Direito), com o objetivo de cumprir os termos do Projeto do Curso de Direito do Instituto Blumenauense de Ensino Superior, no sentido de dar relevância à capacitação lingüística do acadêmico do curso de Direito como condição profissional futura.

Além desses objetivos acima mencionados, que por si só representam a relevância e pertinência para a implantação deste Núcleo, foram levados em consideração as seguintes justificativas:

  • a necessidade de permitir ao aluno a aplicação de seus conhecimentos jurídicos na produção de textos, com vistas à redação de sua monografia fazendo com que perceba a importância do uso correto do vernáculo na profissão escolhida;
  • a importância do manejo de técnicas de redação jurídica, proporcionando-lhe condições de se comunicar na linguagem específica da área de sua preferência;
  • a aquisição de informações fundamentais sobre expressão e comunicação oral e o desenvolvimento de sua criatividade ao empregar processos interpretativos de normas jurídicas;
  • a necessidade de preparar o aluno para a apresentação da defesa da monografia de final de curso – TCC perante banca examinadora;
  • atender aos termos do art. 2º, V e IX da Instrução Normativa nº 1/97 da Comissão de Ensino Jurídico da OAB e nos arts. 3º, 4º e 9º da Portaria MEC nº 1886/94.

Os objetivos específicos do Núcleo de Semiótica Jurídica e Redação Jurídica encontram-se elencados em seu Regulamento, especialmente no art. 2º.

Coordenação

  • Atual Coordenadora:  Profa. Esp. Edivane Brum - Portaria SEC/IBES nº 002/2016

Estrutura

O Núcleo de Semiótica Jurídica e Redação Jurídica é responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, assim como demais projetos que contemplem os objetivos traçados para a sua instituição, como cursos de oratória, produção textual, teatro, dentre outros.

Trabalho de Conclusão de Curso:

a) Histórico do TCC do Curso de Direito:

Com o intuito de cumprir com suas finalidades, o Núcleo de Semiótica Jurídica e Redação Jurídica juntamente com a Coordenação do Curso de Direito, com o apoio dos demais Núcleos e mediante o crivo do Colegiado do Curso de Direito e CONEPE, aprovou o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – Resolução Coord. Curso de Direito/IBES nº 02/2007, iniciando-se as atividades em julho/2007, com os alunos integrantes da então 8ª fase do Curso de Direito – períodos matutino e noturno.

No que diz respeito à aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, o projeto inicial foi encaminhado com antecedência aos Professores do Curso de Direito para análise e sugestões, procedimento este que se iniciou em 2006, tendo sido incluído nas pautas de reuniões do Colegiado do Curso para discussão até a aprovação final.

Este processo de elaboração do Regulamento do TCC foi aberto e participativo, contando com a colaboração de Professores e da representante do Corpo Discente da Instituição, acadêmica Ana Rosangela Boni Burkhardt.

Atualmente o TCC segue os novos padrões institucionais, devendo todos os projetos estarem voltados à área de concentração do Curso e às suas linhas de pesquisa, seguindo as seguintes etapas: 1ª) divulgação de edital institucional para que os professores apresentem projetos de pesquisa; 2ª) aprovação pelo Colegiado do Curso dos projetos inscritos; 3ª) Divulgação dos projetos apresentados pelos professores e aprovados; 4º) Exposição  em seminário para os acadêmicos, especialmente para os que se matricularão no próximo semestre no TCCI; 5º) Apresentação dos acadêmicos de seus projetos individuais; 6º) Elaboração da pesquisa; 7ª) Apresentação do Relatório final e defesa perante banca pública.


 

Núcleo de Prática Jurídica - NPJ

Considerações

O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ representa importante parte de aplicação do eixo de formação prática do curso de Direito, objetivando a integração entre a prática e os conteúdos teóricos desenvolvidos nos demais eixos. 

O estágio orientado é componente curricular obrigatório indispensável à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando, realizado através do Núcleo de Prática Jurídica, estruturado e operacionalizado por regulamentação própria anexa, podendo, em parte, contemplar convênios com outras entidades ou instituições e escritórios de advocacia; em serviços de assistência judiciária implantados, na instituição, nos órgãos do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública ou, ainda, em departamentos jurídicos oficiais, importando, em qualquer caso, na supervisão das atividades e na elaboração de relatórios que deverão ser encaminhados à Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica, para permanente avaliação. 

Coordenação

A Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica é exercida pela Professora Esp. Edivane Brum - Portaria SEC/IBES nº 002/2016.

Estrutura

O Núcleo de Prática Jurídica, órgão vinculado ao Curso de Direito, será responsável pelo Estágio curricular.
Compõe-se o Núcleo de Prática Jurídica da seguinte estrutura:

a) Disciplinas do Estágio Orientado de Prática Jurídica (I, II, III e IV);
b) Escritório Modelo para atendimento à comunidade externa;
c) Prática Forense.

Documentos


 

Núcleo de Atividades Complementares

Objetivos:

As atividades complementares possuem o intuito de ampliar e aprofundar as fontes de conhecimento do acadêmico através de práticas que interliguem vários ramos do Direito e outras ciências, buscando o caráter interdisciplinar, bem como multidisciplinar.

 

O que se entende por atividade complementar:

 

Nos termos do art. 3º do atual Regulamento das Atividades complementares, entende-se como atividade complementar toda e qualquer atividade não prevista no rol das disciplinas, obrigatórias ou optativas, do currículo pleno do curso de graduação em Direito, desde que aprovada pelo colegiado do curso de Direito como adequada à formação acadêmica e válida para o aprimoramento pessoal e profissional futuro do acadêmico do curso de Direito.

“Consideram-se atividades complementares aquelas promovidas pelo curso de Direito, ou por qualquer outra instituição devidamente credenciada, estando divididas em cinco (05) grupos, abaixo discriminados:

I - Grupo 1: Ensino;
II - Grupo 2: Pesquisa;
III - Grupo 3: Extensão científico-cultural;
IV – Grupo 4: Extensão comunitária;
V – Grupo 5: Representação estudantil” (art. 4º do Regulamento das Atividades Complementares).

Os grupos acima mencionados encontram-se divididos em sub-grupos, especificados nos artigos 6º a 10 do Regulamento das Atividades Complementares, sendo que a atribuição das respectivas cargas horárias encontram-se no artigo 12 do Regulamento das Atividades Complementares.

Obs: O Regulamento das atividades complementares - NAC é aplicável aos alunos da Matriz Curricular 2007, até os acadêmicos concluintes de 2011-2.

Carga horária

O graduando do curso de Direito deverá obrigatoriamente desenvolver, no mínimo, duzentas e vinte (220) horas/aula (matriz currucular 2007) e cento e oitenta (180) horas/aula (matriz curricular 2011) de atividades complementares. A integralização da carga horária é imprescindível para obtenção do grau de bacharel em Direito.

Documentos

  • Regulamento NAC (aplicável aos alunos da Matriz Curricular 2007, até os acadêmicos concluintes de 2011-2)
  • Regulamento das atividades complementares do IBES (aplicável aos alunos da Matriz Curricular 2007, a partir de 2011-2 e Matriz Curricular 2011)
  • Supletivo do Regulamento das atividades complementares do IBES
  • Requerimento de Encaminhamento de Atividades Complementares

Coordenação

1ª Coordenadora: Profa. Ms. Fernanda Sell Souto Goulart

2º Coordenador: Prof. Ms. Carlos Alberto Silva da Silva

3º Coordenador: Prof. Ms. Neumar Antônio Trajano de Sousa

4ª Coordenador: Prof. Ms. Rodrigo Jansen

5ª Coordenadora: Profa. Ms. Suzete Habitzreuter Hartke

6ª Coordenadora: Prof. Esp. Sarah Francine Schreiner 

Atual Coordenadora: Prof. Esp. Edivane Brum - Portaria SEC/IBES nº 002/2016

 


 

Núcleo de Prática Jurídica

Conteúdo Relacionado

Imagens


 

Depoimentos

 

 


 

Quadro de Professores

CARLOS ALBERTO DA SILVA

Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996) e mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2001). Atualmente é professor - INSTITUIÇÃO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR, UNIASSELVI em INDAIAL-SC. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado, atuando principalmente no seguinte tema: família (divorcio-sucessões), contratos e direito previdenciário.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7743299496309347

 

CINTIA BEATRIZ RADTKE WOLFF

Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1982). Atualmente é professora do Instituto Blumenauense de Ensino Superior IBES/SOCIESC, leciona as diciplinas de direito Comercial I, IV e X. Sócia do Escritorio de advocacia WOLFF e WOLF Advogados Associados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade simples e empresária, contratos - societário e crise societária e empresarial.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1066604932921957

 

CLÊNIO DENARDINI PEREIRA

Mestrando em Ciências Jurídicas-Privatísticas na Faculdade de Direito Universidade do Porto - Portugal. Especialista em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito Universidade do Porto - Portugal (2014). Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2011). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera/Uniderp (2011). Bacharel em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Professor do Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES, em parceria com a SOCIESC. Revisor de periódico da Revista Quaestio Iuris (ISSN 1516 - 0351) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Advogado no escritório Krieger Advogados Associados - Blumenau/SC.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7083561182094451

 

EDIVANE BRUM

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2014). Graduada em Direito pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior IBES SOCIESC (2012). Na Faculdade SOCIESC Unidade Blumenau junto ao Instituto de Ensino Superior IBES SOCIESC, leciona as disciplinas Prática Jurídica I e IV. Sócia do Escritório de Advocacia Thiem & Brum. Advogada no Estado de Santa Catarina desde 2013. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. E-mail: edivanebrum@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5727919769252115

 

ELEONORA GOMES COSTA SAGAZ

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2001) e mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Atualmente é escrivã de polícia e professora do Instituto Blumenauense de Ensino Superior, da Academia de Polícia Civil de Santa Catarina e do curso de pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0869579274352030

 

ELI TERESINHA BISCARO

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993) e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004). Atualmente é consultor contábil - Furb-Universidade Regional de Blumenau, professora de contabilidade do IBES-SOCIESC. Professora de Pos-Graduação da FGV.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Teoria da contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade, estoques, lucros cessantes, indenização de seguros e gestão de processo.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0270689303683157

 

ELTON RODRIGO RIFFEL

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brusque (2007). Atualmente, é Procurador-Geral do Município da Prefeitura de Brusque e Professor Substituto da disciplina de Direito Constitucional no curso de Direito da UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7881934130186319 

 

FILIPE STARKE

Possui graduação e Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná. É pós-graduado em Direito Empresarial pela Unicuritiba (2011). Advogado militante no estado do Paraná e Santa Catarina. 

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7476155398449547

 

JULIANA PERDONCINI CORREIA HOFFMANN

ADVOGADA atuante desde o ano de 2007 nas áreas de Direito Processual Civil e Previdenciário. Inscrita na OAB/SC sob nº 23.911. Possui graduação em direito pela Universidade do Contestado Campus Curitibanos (2005). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Direito Público pela Universidade Regional de Blumenau - FURB Especializanda em Direito Previdenciário pela HGA. Possui formação de didática do Ensino Superior pela Univali.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0755688134822441

 

MARCELLO SOUZA COSTA NEVES KOUDELA

Possui Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Bacharelado em Direito pela Universidade Regional de Blumenau (2009) e Especialização em Direito Tributário pela Universidade Gama Filho (2010). Tem experiência nas áreas de Filosofia e Direito, com ênfases em Epistemologia, Ética, Filosofia do Direito e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da ciência, história da filosofia, ética e direito constitucional.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6431729237572033

 

MAYARA PELLENZ

Mestre em Direito, Democracia e Sustentabilidade pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade Meridional (2015), Linha de Pesquisa Fundamentos Normativos da Democracia e da Sustentabilidade. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Ética, Cidadania e Sustentabilidade; Direitos Culturais e Pluralismo Jurídico; e Temas Emergentes em Criminologia Crítica. Pós-graduada em Direito Penal e Processo Penal na Faculdade Meridional de Passo Fundo (2012). Atualmente, cursa especialização em Psicologia Jurídica na Faculdade Meridional (2016). Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (2010). Associada ao Conselho Nacional de Pós-Graduação em Direito. Advogada. Professora Universitária.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4364613932101832

 

NELSON NONES

Possui Graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (1983), Especialização em Direito Tributário pela Universidade Regional de Blumenau (1990), Mestrado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2000) e Doutorado em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). É professor de Direito Empresarial, Direito Civil e Direito Cooperativo no Instituto Blumenauense de Ensino Superior - IBES/SOCIESC; e professor do Centro Universitário FACVEST. É professor de Direito Empresarial em vários Cursos de Pós-Graduação de IES do Estado de Santa Catarina. Exerceu o magistério superior na FURB (1986 a 2012) como professor titular de Direito Empresarial e de outras disciplinas, nos Cursos de Direito, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração de Empresas. Na mesma Universidade, entre diversas outras atividades, atuou na pesquisa e como Editor da Revista Jurídica (2002-2010), Vice-Diretor, Chefe de Departamento e Coordenador do Curso de Direito. Foi membro do Conselho Editorial da EDIFURB (2006-2010). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Direito Bancário, Direito Cooperativo e em Direito Civil.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1201729055285654

 

RAFAEL NIEBUHR MAIA DE OLIVEIRA

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brusque (2007) , especialização em Direito Processual: Grandes transformações pelo Instituto de Ensinos Jurídicos Luis Flavio Gomes (2010) , ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Colégio Militar de Brasília (2000) e ensino-médio-segundo-grau pelo Colégio Cônsul Carlos Renaux (2002) . Atualmente é Sócio da Dominoni & Maia Advocacia e Assessoria Jurídica, Professor do Centro Universitário de Brusque, Professor do Instituto Blumenauense de Ensino Superior e Professor de pós graduação da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área de Direito.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9285964965375059

 

RICARDO ALEXANDRE DEUCHER

Possui graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2001). Pós Graduado em nível de especialização em Direito Penal pelo Centro de Educação Superior de Blumenau. Professor universitário junto ao Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES-SOCIESC)

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9502967222496324

 

ROBERTO DINIZ SAUT

Graduação em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (1974), e Mestrado Stricto Sensu em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2005). Atualmente é docente da FURB e do Instituto Blumenauense de Ensino Superior-IBES/SOCIESC. Tem experiência na área de Ciência Política, Teoria Geral do Estado e Defesa dos Direitos Fudamentais, com ênfase em Estrutura e Transformação do Estado, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito, Direito da Criança e do Adolescente, Direito do Idoso e História das Instituições Jurídicas.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3318884390658730

 

RODRIGO DIEGO JANSEN

Mestre em Ciência Jurídica com concentração em Fundamentos do Direito Positivo na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2010). Linha de pesquisa Produção e Aplicação do Direito. Especialista em nível de pós-graduação em Direito Imobiliário com formação para o magistério superior pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI (2008). Especialista em nível de pós-graduação em Direito Processual e Material Civil e Formação Pedagógica pelo CESUSC - Complexo de Ensino Superior de Santa Catarina (2007). Possui graduação em Direito pela FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Advogado e Professor universitário em nível de graduação e pós graduação da FURB, UNIASSELVI e IBES/SOCIESC, no qual neste último foi o coordenador dos Núcleos de Prática Jurídica, Redação Jurídica e Semiótica Jurídica e Atividades Complementares (2011/2013). Exerceu os cargos de Diretor de Contencioso Judicial e Diretor de Consultoria Administrativa e Legislativa na Procuradoria-Geral do Município de Blumenau (2013). Atualmente está como Procurador-Geral do Município de Blumenau/SC.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8653749005852604

 

ROMUALDO PAULO MARCHINHAKI

Mestre em Ciência Jurídica pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí (2014). Possui graduação em direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993). Pos-graduação em nivel de especialização em Direito Administrativo pela Universidade Regional de Blumenau (1999). Pós-graduação em nível de especialização em Direito Constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2008). É Procurador do Município de Blumenau desde 1994. Conselheiro da OAB Subseção de Blumenau (2010-2012/2013-2015). Membro do Conselho de Contribuintes do Município de Blumenau (2010-2014). Atualmente é professor no Curso de Direito da Universidade Regional de Blumenau - FURB e da Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC. Tem experiência na área do Direito Público, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e Tributário.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0363593006956687

 

SUZETE HABITZREUTER HARTKE

Mestra em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduada em Direito e Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Na Faculdade SOCIESC - Unidade de Blumenau junto ao Instituto Blumenauense de Ensino Superior IBES SOCIESC é Coordenadora do Curso de Direito [2015-atual] e leciona[ou] as disciplinas Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Comercial Internacional, Estágio Orientado de Prática Jurídica III e IV; Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica; Coordenadora do Núcleo de Semiótica e Redação Jurídica; e Coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares de 2011, 2013-2014. No Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE lecionou de 2002 a 2014, as disciplinas de Política Jurídica, Direito Comercial Internacional, Direito Comercial - Parte Geral e Ética e Ética Profissional. Na Universidade Regional de Blumenau - FURB lecionou de 2002 a 2006 as disciplinas de Estágio Orientado de Prática Jurídica III e IV. Professora convidada em cursos de pós-graduação/especializações. Autora de artigos científicos e obra jurídica com ênfase no Direito Empresarial, lançada em 2015. Advogada no Estado de Santa Catarina desde 1998. E-mail: suzetehh@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0309128060470729

 

TIAGO MEYER MENDES

Mestre em Direito, com ênfase em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI. Docente de ensino superior na UNIBALSAS - Faculdade de Balsas das matérias de Direito Internacional e Sociologia Geral e Jurídica para o Curso de Ciências Jurídicas e Sociais - Direito. Pesquisador na área do Direito Internacional, Direitos Humanos, Direito Constitucional e Sociedade Mundial. Tem experiência na área das Ciências Jurídicas e Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Internacional, Sociologia, Sociedade Mundial, Ciência Política, Direitos Humanos, Estado democrático de direito, Cidadania, Democracia, Filosofia jurídica e Sociologia do direito.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2521733842995518

 

WILSON GUILHERME LOBE JUNIOR

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1999) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é funcionário administrativo da Universidade Regional de Blumenau e professor do Instituto Blumenauense de Ensino Superior.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8849352228107502


 

Membros do Colegiado

Os cursos do Ibes, representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do colegiado de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do colegiado do curso.


 

Membros do NDE

Os cursos do Ibes, representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do Núcleo Docente Estruturante de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do NDE do curso.


 

Fale com a Coordenação

Coordenação de Direito
Prof. Suzete Habitzreuter Hartke 

suzete_hh_-_foto_coordenaao_curso_02.

Dados de email: suzete.hartke@sociesc.org.br

Mestra em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Graduada em Direito e Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Na Faculdade SOCIESC - Unidade de Blumenau junto ao Instituto Blumenauense de Ensino Superior – IBES SOCIESC é Coordenadora do Curso de Direito [2015-atual] e leciona[ou] as disciplinas Direito Internacional, Direito Internacional Privado, Direito Comercial Internacional, Estágio Orientado de Prática Jurídica III e IV; Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica; Coordenadora do Núcleo de Semiótica e Redação Jurídica; e Coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares de 2011, 2013-2014. No Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE lecionou de 2002 a 2014, as disciplinas de Política Jurídica, Direito Comercial Internacional, Direito Comercial - Parte Geral e Ética e Ética Profissional. Na Universidade Regional de Blumenau - FURB lecionou de 2002 a 2006 as disciplinas de Estágio Orientado de Prática Jurídica III e IV. Professora convidada em cursos de pós-graduação/especializações. Autora de artigos científicos e obra jurídica com ênfase no Direito Empresarial, lançada em 2015. Advogada no Estado de Santa Catarina desde 1998.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0309128060470729

 

Coordenação do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ
Prof. Esp. Edivane Brum

edivane_775

Dados de email:  edivane.brum@sociesc.org.br

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2014). Graduada em Direito pelo Instituto Blumenauense de Ensino Superior IBES SOCIESC (2012). Na Faculdade SOCIESC Unidade Blumenau junto ao Instituto de Ensino Superior IBES SOCIESC, leciona as disciplinas Prática Jurídica I e IV. Sócia do Escritório de Advocacia Thiem & Brum. Advogada no Estado de Santa Catarina desde 2013. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito.

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5727919769252115


 

Receba mais informações do curso

programa_completo


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.