Quero meu FIESPravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial

Apresentação

Habilitação: tecnólogo em Processos Gerenciais

Carga horária: 2000 horas/aula

Duração: dois anos e meio

Período: noturno

Mercado de trabalho: visando atender aos objetivos acima descritos, o curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais pretende assegurar que este profissional saberá desempenhar funções específicas nas áreas de valores humanos, contábil e financeira, comercial e marketing, suprimentos e finalmente desenvolver um plano de negócios de uma empresa, de forma a avaliar a sua viabilidade, baseado no conhecimento dos aspectos relevantes que devem ser analisados, possuindo as competências administrativas necessárias para gerenciar este negócio.

O tecnólogo em Processos Gerenciais é um profissional de nível superior com uma visão geral das organizações, apto a exercer as seguintes atividades:
- Atuar de forma empreendedora nas organizações, buscando o aprimoramento constante dos processos, produtos e/ou serviços, fazendo uso de ferramentas adequadas a situação;
- Planejar e efetivar a abertura de uma micro ou pequena empresa, elaborando seu plano de negócio;
- Analisar o desempenho de uma área ou negócio, propondo e implementando melhorias na organização;
- Gerenciar equipes, processos e recursos buscando atingir metas estabelecidas;
- Prestar serviços de assessoria e/ou consultoria a empresários de micro e pequena empresa;
- Agir de forma alinhada com os preceitos da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável nos diferentes aspectos da vida coletiva;
- Desenvolver atividades associativistas e/ou cooperativistas com o intuito de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do meio em que atua.

Os cursos superiores de tecnologia são de graduação?
Sim, conforme a resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, "os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo".

Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de tecnólogo?
A designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Posso fazer pós-graduação depois do curso de tecnólogo?
Sim, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB sim, pois o Art. 44, inciso III especifica que os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico?
Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Informações extraídas do portal do Ministério da Educação: http://portal.mec.gov.br.


 

Inscrições - Vestibular de Verão 2017

icone_inscrevase_27


 

Situação Legal

O curso de tecnologia em Processos Gerenciais obteve autorização através da Portaria MEC nº 303 de 10 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 15 de dezembro de 2009.


 

Matriz Curricular

O curso superior de tecnologia em Processos Gerenciais está organizado de uma forma a propiciar ao seu acadêmico e egresso uma visão sobre todas as áreas de uma empresa: valores humanos, logística (produção), marketing e vendas, financeiro e estratégia.

  • Inicialmente o acadêmico recebe os conhecimentos básicos (métodos quantitativos, comunicação e expressão, fundamentos de administração, metodologia científica, ética e responsabilidade social e empreendedorismo) que suportarão as unidades técnicas que se seguirão. Desta forma acredita-se que possibitar-se-á os conhecimentos para que o aluno garanta a etapa inicial da formação continuada, já que é garantido o acesso a cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.
  • A necessidade de profissionais cada vez mais ágeis com um comportamento empreendedor, seja como empreendedor de seu próprio negócio ou intraempreendedor, com uma formação técnica sólida e tecnologicamente atualizada são oferecidas nos módulos técnicos e certificadores. A atualização dos profissionais é garantida por várias formas sendo que destaca-se a atuação dos professores em outras organizações, o que propicia a vivência e atualização perante as atividades praticadas pelo mercado. A outra possibilidade está ligada a capacitação continuada interna, apoio a cursos de especialização, seminários, congressos e cursos de extensão aos professores. Tais ações são revertidas em aulas mais atrativas e que apresentam componentes práticas tecnológicas mais interessantes e empregadas pelo setor produtivo.
  • Os módulos técnicos, que fornecem as certificações, propiciam aos alunos a possibilidade direta de contato com experiências práticas e teóricas que fundamentam a atuação de um gestor de uma organização. Aliado a uma metodologia de ensino, principalmente das cadeiras de empreendedorismo e desenvolvimento de empreendedores calcadas na atitude empreendedora dos alunos. Neste sentido aliando a atitude empreendedora com os conhecimentos técnicos adquiridos nos módulos técnicos estará assegurada a atuação na vida prática, adaptando-os quando necessários.

O curso emprega conceitos que permitem o desenvolvimento, a análise, a estruturação e a criação de empresas tanto industriais, quanto comerciais ou prestadoras de serviços.

Para ver a matriz curricular, faça download do arquivo abaixo.


 

Laboratórios de Informática

Conteúdo Relacionado

Imagens


 

Membros do Colegiado

Os cursos do Ibes, representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do colegiado de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do colegiado do curso.


 

Membros do NDE

Os cursos do Ibes, representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias, uma equipe para compôr os membros do Núcleo Docente Estruturante de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do NDE do curso.


 

Fale com o coordenador

Coordenação do Tecnólogo em Gestão da Qualidade

Profº Arquelau Pasta

Possui graduação em Bacharel em Ciência da Computação em 2003. Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações em 2005. Mestre em Computação Aplicada em 2011. Atualmente é Revisor da Revista Interdisciplinar Científica Acadêmica (RICA), professor titular das disciplinas de Informática Aplicada, Estrutura de Dados, Banco de Dados e Tecnologia da Informação, no Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES), Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia em sistemas para Internet, Gestão da Qualidade, Processos Gerenciais e Logística na Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) campus Blumenau, Coordenador dos Cursos Técnicos de Logística, Edificações, Eletrônica, Saúde e Segurança do Trabalho e Telecomunicações na Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) campus Blumenau, Membro do Grupo de Pesquisa Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação, Membro do Comitê de Especialistas Técnicos na área de TI - Software para o SENAI em nível Brasil, Revisor do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC) e Instrutor de Nível III, ministrando as disciplinas de Informática Básica, Informática Aplicada, Algoritmos e Programação e Banco de Dados I, Banco de Dados II, Análise e Projetos de Sistemas e Tópicos Avançados em Banco de Dados - no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) em Blumenau. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica e programação, banco de dados, ensino à distância, sistemas de informação, tomada de decisão, sistemas de informação gerencial, tecnologia de informação e gestão do conhecimento.

Telefone: (47) 2111-2918

E-mail: arquelau.pasta@sociesc.org.br

 

 


 

Receba mais informações do curso

programa_completo


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.