Quero meu FIESPravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial

Apresentação

O curso superior de tecnologia em Gestão da Qualidade tem como objetivo principal preparar um profissional capaz de conduzir a implantação de sistemas de gestão da qualidade, analisar criticamente os processos produtivos, propor melhorias de processos e produtos através de evidências qualitativas e quantitativas, coordenar equipes e prestar consultoria no âmbito da qualidade e da produtividade industrial.

Habilitação: tecnólogo em Gestão da Qualidade

Carga horária: 2000 horas/aula

Duração: dois anos e meio

Período: noturno

Mercado de trabalho: os egressos do curso superior de tecnologia em Gestão da Qualidade poderão ocupar, em uma organização, os cargos de coordenador, analista e auditor da qualidade, com fundamentos científicos de grande valia, de modo a assumir atividades gerenciais e funções como representante da direção na condução do sistema de gestão da qualidade da empresa, liderar equipes multifuncionais no desenvolvimento de projetos ou empreender seu próprio negócio em área de consultoria e prestação de serviços voltados a área de atuação.

O curso formará profissionais capazes de:

Planejar e implementar sistemas de gestão da qualidade;
Responsabilizar-se pela gestão e operação de sistemas da qualidade;
Planejar a qualidade do produto/processo;
Gerenciar projetos de melhoria de produto/processo;
Aplicar metodologias para avaliação e melhoria da qualidade de produtos e processos, de forma a aumentar a lucratividade da organização e o aumento da satisfação de clientes;
Desenvolver fornecedores;
Atuar como analista do produto perante os clientes;
Planejar e realizar auditorias;
Liderar equipes utilizando seu potencial produtivo e criativo para a consecução dos objetivos da qualidade.

Os cursos superiores de tecnologia são de graduação?

Sim, conforme a Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002, “os cursos superiores de tecnologia são de graduação, com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001 e conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo.

Posso concorrer a uma vaga em concursos públicos com diploma de Tecnólogo?

A designação da qualificação do servidor é de autonomia do contratante, contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.

Posso fazer pós-graduação depois do curso de tecnólogo?

Sim, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB sim, pois o Art. 44, inciso III especifica que os cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, são abertos a candidatos diplomados em curso de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e o edital de seleção dos candidatos.

Qual a diferença entre curso técnico e curso tecnológico?

Cursos técnicos são programas de nível médio com o propósito de capacitar o aluno proporcionando conhecimentos teóricos e práticos nas diversas atividades do setor produtivo, e os cursos tecnológicos classificam-se como de nível superior.

Informações extraídas do portal do MEC. http://portal.mec.gov.br


 

Inscrições - Vestibular de Verão 2017

icone_inscrevase_24


 

Situação Legal

O Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade obteve autorização através da Portaria MEC nº 303 de 10 de dezembro de 2009, publicada no Diário Oficial da União em 15 de dezembro de 2009.


 

Matriz Curricular

Coerência do currículo com o perfil desejado do egresso:

  • Os módulos Básico e de Fundamentos Tecnológicos Aplicados à Qualidade, fornecem subsídios e servem de base aos demais módulos do curso. O enfoque destes módulos sobre a estrutura das organizações enfatiza o raciocínio lógico, capacidade significativa de escrita e comunicação e sólidos conhecimentos específicos para gestão da qualidade adquiridos nas unidades curriculares de Fundamentos da Qualidade e Gestão da Qualidade o que vem a ser fundamental para a construção do conhecimento do indivíduo enquanto discente, incluindo ainda desafios individuais e em grupos, tendo como foco principal para o aluno, liderar equipes utilizando seu potencial produtivo e criativo para a consecução dos objetivos da qualidade.
  • O módulo de Sistemas Integrados de Gestão de Gestão enfoca a necessidade de planejamento nas organizações para que possam evidenciar seu comprometimento com a qualidade como um sistema que envolve todos os processos de uma organização, neste módulo o aluno desenvolverá habilidades para: planejar e implementar sistemas de gestão da qualidade; responsabilizar-se pela gestão e operação destes sistemas e planejar e realizar auditorias.
  • O módulo de Estratégias Seis Sigma, possibilita aos alunos desenvolver habilidades e competências de forma a efetivar conhecimentos para o planejamento da qualidade do processo/produto, incluindo gerenciamento de projetos de melhoria através de metodologias específicas com foco no aumento da lucratividade da organização e no aumento da satisfação dos clientes, a efetividade e eficácia destas competências será possível através do Projeto Integrador o aluno será capaz de: planejar a qualidade do produto/processo, gerenciar projetos de melhoria de produto/processo e atuar como analista do produto/serviço perante os clientes.
  • O módulo de Desenvolvimento Gerencial contribui na formação efetiva do Tecnólogo em Gestão da Qualidade proporcionando requisitos para o controle contínuo sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de uma organização, bem como sua combinação e interação destes processos, isto será possível, pois o aluno será capaz de: aplicar metodologias para avaliação e melhoria da qualidade de produtos e processos, de forma a aumentar a lucratividade da organização e o aumento da satisfação de clientes.

 

Para ver a matriz curricular, faça o download do arquivo abaixo.


 

Laboratórios de Informática

Conteúdo Relacionado

Imagens


 

Depoimentos


 

Membros do Colegiado

Os Cursos do IBES representados por seus Gerentes de Ensino, nomeiam através de Portarias, uma equipe para compôr os Membros do Colegiado de cada curso oferecido pela Instituição. Confira no anexo abaixo a Portaria de Nomeação dos Membros do Colegiado do curso.


 

Membros do NDE

Os Cursos do IBES representados por seus Gerentes de Ensino, nomeiam através de Portarias, uma equipe para compôr os membros do NDE de cada curso oferecido pela Instituição. Confira no anexo abaixo a Portaria de Nomeação dos membros do NDE do curso.


 

Fale com o coordenador

Coordenação do Tecnólogo em Gestão da Qualidade

Profº Arquelau Pasta

Possui graduação em Bacharel em Ciência da Computação em 2003. Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Organizações em 2005. Mestre em Computação Aplicada em 2011. Atualmente é Revisor da Revista Interdisciplinar Científica Acadêmica (RICA), professor titular das disciplinas de Informática Aplicada, Estrutura de Dados, Banco de Dados e Tecnologia da Informação, no Instituto Blumenauense de Ensino Superior (IBES), Coordenador dos Cursos Superior de Tecnologia em sistemas para Internet, Gestão da Qualidade, Processos Gerenciais e Logística na Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) campus Blumenau, Coordenador dos Cursos Técnicos de Logística, Edificações, Eletrônica, Saúde e Segurança do Trabalho e Telecomunicações na Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) campus Blumenau, Membro do Grupo de Pesquisa Gestão em Tecnologia da Informação e Comunicação, Membro do Comitê de Especialistas Técnicos na área de TI - Software para o SENAI em nível Brasil, Revisor do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (MEC) e Instrutor de Nível III, ministrando as disciplinas de Informática Básica, Informática Aplicada, Algoritmos e Programação e Banco de Dados I, Banco de Dados II, Análise e Projetos de Sistemas e Tópicos Avançados em Banco de Dados - no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC) em Blumenau. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: lógica e programação, banco de dados, ensino à distância, sistemas de informação, tomada de decisão, sistemas de informação gerencial, tecnologia de informação e gestão do conhecimento.

Telefone: (47) 2111-2918

E-mail: arquelau.pasta@sociesc.org.br

 


 

Receba mais informações do curso.

programa_completo


 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.