PravalerEbradi

GRADUAÇÃO

Cursos

Modalidade
Presencial

Apresentação

icone_dirO curso de Direito forma profissionais capazes de defender os direitos dos cidadãos, ou seja, é a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, organizando e zelando pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público. Há duas carreiras distintas para o bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica.

O advogado é o único profissional habilitado legalmente para representar e defender em juízo os interesses de seus clientes, podendo especializar-se em uma área específica da lei, como imobiliária, criminal, tributário, leis de contrato, entre outros.
Direito é uma das carreiras mais tradicionais entre as graduações, possui um mercado sempre aberto com inúmeras possibilidades de atuação para o recém-formado.

A formação em Direito da Unisociesc capacita o estudante a responder às necessidades de uma formação jurídica multidimensional, da qual resultam profissionais preparados para o desempenho de funções que podem ser ocupadas pelos bacharéis em Direito, na esfera pública ou privada, num mundo cujos processos de globalização passam a exigir dos bacharéis saberes não compartimentalizados, mas sim integrativos de vários outros saberes.

Diferenciais

• O curso de bacharelado em Direito da Unisociesc propicia ao acadêmico uma formação técnico-jurídica voltada para a atuação empresarial e, transversalmente, subsidia ao acadêmico conhecimento de caráter geral através da flexibilização curricular com as disciplinas básicas para a formação do  futuro exercício profissional.

• Contempla na matriz curricular as disciplinas de teoria da administração, economia política, negociação, mediação e arbitragem, e direito comercial e internacional as quais subsidiam o aluno com conhecimento voltado para a atuação empresarial em que o profissional também precisa estar preparado para a solução de conflitos de modo extra-judicial.

• Oferece como diferencial a disciplina Oficina de Debates e Produção do Conhecimento, que visa buscar o desenvolvimento de habilidades práticas a partir da integração de conceitos e teorias das diversas disciplinas, oferecendo aos alunos uma visão global do direito.

• As disciplinas eletivas suprem as necessidades regionais e têm como base o novo contexto socioeconômico do país, oportunizando ao acadêmico cursá-las de acordo com o seu interesse profissional. Dentre as disciplinas optativas constantes da matriz curricular, citamos Direito Aduaneiro e Direito Cooperativo.

• O curso oferece formação extracurricular, como os cursos de regras gramaticais e técnicas redacionais aplicadas ao direito e oratória, os quais aperfeiçoam a capacidade de escrita e a articulação de ideias, linguagem, uso de técnicas de argumentação e posicionamento nas práticas jurídicas.

• Há o incentivo à participação em atividades complementares ao curso, que permitem a formação suplementar nas áreas de conhecimento correlatas ao Direito.

• O curso possui o Núcleo de Práticas Jurídicas, que proporciona ao aluno a participação em situações simuladas e reais, as quais irão complementar o aprendizado teórico.

• O acadêmico desenvolve o trabalho de conclusão de curso nas áreas de concentração, que são:

  • Direito e sustentabilidade
  • Regulamentação jurídica e desenvolvimento econômico e social
  • Instituições do Estado de Direito e desenvolvimento econômico e social
  • Direito internacional econômico
  • Direito penal econômico

• O acadêmico tem a oportunidade de envolver-se em atividades de extensão e iniciação científica, opções que desenvolvem as habilidades que estão sendo adquiridas no decorrer do curso, estimulam a produção científica e aprimoram a capacidade de interpretação crítica do Direito.

Mercado de atuação: advocacia, magistratura, promotoria de justiça, delegacias, defensoria pública, procuradoria de justiça da república, dos estados, dos municípios, pesquisa, assessoria empresarial, administração pública, tanto nas áreas do Executivo como do Legislativo, administração privada, entre outros.

Carga horária:  4.446 horas/aula (carga horária sujeita a alteração).

Duração:  Cinco anos

Período:  Matutino (8h15 às 11h50) e noturno (19h às 22h30)

Local:  Campus Marquês de Olinda

Coordenadora do curso:  
Lucia Helena de Souza Martins
E-mail: lucia.helena@sociesc.com.br
Telefone:(47) 3461-0514 - de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 18:30min às 22h

Mais informações:
Central de Atendimento: (47) 3461-0172 - de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h
Campus Marquês de Olinda: (47) 3461-0520 - de segunda a sexta-feira, das 14h às 22h  

 


 

grade_01

Grade

Curricular

docente_02

Corpo

Docente

laboratorio_01

 Laboratórios

 

valor_01

Investimento

R$ 1.026,63*

facebook-logo

Rede Social

 

 

*Referente a turma 2017/1 matutino e pago com pontualidade


 

Inscrições

         edital acompanhe_03

                                                

- Centro Universitário Sociesc - JOINVILLE - Matrículas


 

Foco do curso

A UNISOCIESC pretende contemplar seus egressos com conhecimentos da área do Direito Empresarial. Para tanto propõe-se as seguintes áreas de concentração:

  • Direito e sustentabilidade;
  • Regulamentação jurídica e desenvolvimento econômico e social;
  • Instituições do Estado de Direito e desenvolvimento econômico e social;
  • Direito internacional econômico;
  • Direito penal econômico.

 

Corpo docente


 

Membros do colegiado e NDE

Os cursos do Unisociesc, representados por seus gerentes de ensino, nomeiam através de portarias uma equipe para compôr os membros do colegiado e os membros do Núcleo Docente Estruturante de cada curso oferecido pela instituição. Confira no anexo abaixo a portaria de nomeação dos membros do colegiado e NDE do curso.


 

Núcleo de Práticas Jurídicas

O Centro Universitário - UNISOCIESC criou o Núcleo de Práticas Jurídicas com o objetivo de oferecer uma experiência prática aos acadêmicos do curso de Bacharelado em Direito e também desempenhar um serviço de utilidade pública, prestando atendimento jurídico gratuito de qualidade a comunidade joinvilense.

O Núcleo de Práticas Jurídicas conta com um corpo de advogados e professores capacitados, que supervisionam o trabalho realizado pelos acadêmicos, responsáveis pelo efetivo atendimento aos clientes.

O Núcleo de Práticas Jurídicas oferece os serviços de conciliação, mediação e acompanhamento processual, com atuação nas áreas cíveis, em especial no ramo do Direito de Família, Criança e Adolescente, Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor. Há também a inserção na área de Direito Penal, especialmente no campo de Execução Penal no Presidio Regional de Joinville. Além disso, os acadêmicos elaboram petições iniciais dos casos em que a competência territorial é do 3º Juizado Especial Cível.

A conciliação se dá através da aproximação dos envolvidos em conflito, antes do encaminhamento da causa ao Poder Judiciário, na intenção de promover a resolução amigável do conflito. É permitido ao conciliador propor acordos.

A mediação, por sua vez, é um procedimento extrajudicial, cabível apenas nas questões envolvendo direitos patrimoniais disponíveis, na qual não estejam envolvidos menores de idade, buscando a aproximação das partes, para que os envolvidos, por si mesmos, cheguem a um consenso. Em caso de acordo, os acadêmicos irão levar as considerações das partes a termo, sendo que o documento será assinado por duas testemunhas, tornando-se título executivo extrajudicial.

Ao lado do Núcleo de Práticas Jurídicas está localizado o 3º Juizado Especial Cível, o qual atende os bairros Adhemar Garcia, Boa Vista, Comasa, Espinheiros, Fátima, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Iririú, Jarivatuba, João Costa e Zona Industrial Tupy. Os casos de competência do Juizado Especial Cível, nos quais o NPJ UNISOCIESC atua, deverão respeitar esta divisão territorial, tendo como referência o comprovante de residência dos interessados.

O horário de funcionamento, de segunda a sexta feira, se dá entre 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30. O atendimento é realizado para a comunidade com renda de até 02 (dois) salários mínimos per capta (por pessoa). Os atendimentos serão agendados com horário marcado, conforme a disponibilidade de vagas. Toda segunda-feira é aberta a agenda e são disponibilizados os horários para atendimento na semana seguinte. O agendamento é feito por ordem de chegada, sendo que em média são disponibilizadas 70 vagas. O agendamento deve ser feito pessoalmente no NPJ, localizado na Rua Albano Schmidt, n° 3345, bairro Boa Vista (ao lado do Banco do Brasil).

Dúvidas e informações podem ser tiradas por meio de ligação telefônica para o número (47) 3461-0169.

No Presídio trabalhamos em conjunto e no auxílio da administração para avaliar o cumprimento da execução da pena do condenado. Para a realização desta atividade contamos como o apoio do Juízo da Vara de Execuções Penais da Comarca de Joinville e da Defensoria Pública Estadual. Os acadêmicos são supervisionados para desenvolver a capacidade crítica de análise do processo de execução da pena considerando a possibilidade do cabimento de progressão de regime, remição, indulto, comutação, dentre outros requerimentos. Atividades que envolvem o aprendizado do aluno vinculado com a assistência jurídica do condenado, visando a ressocialização do sujeito à comunidade.

Também atuaram nesse Núcleo, dois estagiários remunerados, um no período da manhã, e outro no período vespertino, de segunda a sexta feira.

 RELATORIO NPJ/CEJUSC 2015

 

Sendo o que se apresentava para o momento, subscrevo-me.

Joinville SC, 15 de agosto de 2016.

 

 

Eloísa Dias Gonçalves

Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas

Bairros atendidos:

Adhemar Garcia

Boa Vista

Comasa

Espinheiros

Fátima

Guanabara

Iririú

Itaum

Jardim Iririú

Jarivatuba

João Costa

Zona Industrial Tupy


 

Extensão

Projetos de extensão

 

DIREITO EMPRESARIAL NA COMUNIDADE

  • Direito Empresarial na Comunidade - DIECOM
  • Encontros quinzenais na Unisociesc – Marquês de Olinda
  • Comunidade empresária de Joinville e região
  • Quantidade de Acadêmicos Envolvidos: 4
  • Publicação no Jornal A Notícia em dezembro/2013, sobre o uso das redes sociais como ferramenta para atrair clientes
  • Publicação no Jornal A Notícia em maio/2014, sobre o uso indevido de cláusulas abusivas (leoninas) nos contratos
  • Publicação no Jornal A Notícia em junho/2014, sobre a preocupação ambiental que as empresas devem ter, bem como os novos métodos de medição dos gases produzidos por estas, como as pegadas de carbono
  • Publicação no Jornal A Notícia em outubro/2014, sobre a arbitragem como resolução rápida de conflitos
  • Publicação no Jornal A Notícia em dezembro/2014, sobre as micro e pequenas empresas no Juizado Especial

 

Objetivo:

O projeto destina-se a prestar informações para os micro e pequenos empresários da comunidade de Joinville e região relativamente às questões de direito empresarial, sanando dúvidas relativas às alterações legislativas na área e matérias correlatas. Intenta-se levar estas informações à comunidade joinvillense e região por meio da publicação de matérias jornalísticas (artigos informativos) em mídias (jornais locais, sites, etc.) de textos orientadores, sanando dúvidas e ajudando a comunidade a implementar o direito empresarial na prática, abordando os temas de relevância para o público alvo. Persiste em paralelo o objetivo de troca de conhecimento e experiência entre a comunidade e os alunos envolvidos no projeto.

Observação: O grupo encontra-se com as atividades suspensas em 2016.

 

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS ATRAVÉS DO CINEMA

  • Quantidade de Acadêmicos Envolvidos: 4
  • Professores envolvidos: 2
  • Público Beneficiado: Estudantes da rede pública de ensino, cursando ensino médio e EJA, em Joinville
  • Quantidade de Público Beneficiado: 250
  • Local de Realização 2015: Reuniões com o grupo na sede da Marquês de Olinda, e apresentação de filmes em escolas da rede pública de ensino em Joinville

 

Objetivo:

Promover e/ou aprimorar a conscientização de adolescentes e jovens para os direitos humanos e a cidadania, com ênfase em direitos relacionados à tolerância, à isonomia e à liberdade.

 

Programa de Estímulo ao Associativismo Comunitário

  • Quantidade de Acadêmicos Envolvidos: 10
  • Professores envolvidos: 4
  • Público Beneficiado: Empreendedores populares
  • Quantidade de Público Beneficiado: 234
  • Local de Realização 2011: Galpões de coletas de resíduos recicláveis
  • Local de Realização 2012/2013: Atendimento Artesãs de Costura do projeto ”Mulheres de Pano” - Morro do Meio
  • Local de Realização 2014: Recuperação Museu da Fundição
  • Local de Realização 2015: Unisociesc – Campus Marquês de Olinda / Circulo Italiano / Casa da Cultura “Fausto Rocha Júnior”

 

Objetivo:

O projeto tem como objetivo principal fornecer assessoria jurídica e financeira aos pequenos empreendedores comunitários com o fim de propiciar a organização empresarial em pequenas cooperativas ou associações, reforçando a importância e relevância de do associativismo comunitário.

 

ACESSO Á JUSTIÇA: ASSISTÊNCIA JURÍDICO-HUMANITÁRIA NAS ÁREAS CÍVEL E CRIMINAL

  • Quantidade de Acadêmicos Envolvidos: 14
  • Professores envolvidos: 2
  • Público Beneficiado: Comunidade da região de Joinville e familiares dos apenados
  • Quantidade de Público Beneficiado: 100
  • Local de Realização 2015: Sede de conselhos comunitários ou instituições beneficentes

 

Objetivo:  

Prestar atendimento jurídico, nas áreas cível (família) e criminal (execução de pena), em bairros próximos ao Presídio Regional de Joinville, a serem previamente definidos. Presta-se, também, a promover uma maior integração entre a comunidade local e o acadêmico do Curso de Direito, para que estes tenham contato direto com a realidade existente, bem como, possam aperfeiçoar o conhecimento adquirido através das disciplinas ministradas nas áreas cível e criminal (prática jurídica). Dessa forma, a Instituição poderá realizar a sua função social, através de uma ação concreta, que visa atender a população carente, que se encontra em situação de abandono e dificuldade de acesso à justiça.


 

MONITORIA


Estão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos para o programa de monitoria para a matéria de Direito Processual Civil, o horário de atendimento é de 2ª à 6ª feira das 18h às 19h e Sábado das 13hàs 16h.

Poderão se candidatar alunos que foram aprovados na desciplica com média superior a 8,0 (oito) e frequência mínima de 75%.

A monitoria deverá ser composta por atividades correspondentes a 12h semanais. Os horários de atendimento estão apresentados no quadro acima. Nesta condição o aluno receberá uma bolsa equivalente a 30% do valor do seu curso por mês durante a vigência de suas atividades vinculadas a este Edital.

O período ao exercício da monitoria será de 19/04/2016 à 15/07/2016.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no aluno@net, no período de 14/04/2016 à 29/04/2016

Em anexo o Edital da vaga


 

Anexos:

Notícias

Nos dias 21 e 22 de outubro aconteceu o III Simpósio sobre o Direito das "Minorias" no auditório da Unisociesc - Marquês de Olinda. O Simpósio abordou temas relacionados a inclusão social das pessoas com deficiência, direitos dos estrangeiros , direitos dos idosos e o papel do estado, direitos dos povos indígenas, movimento feminista e a atuação do STF e o movimento negro.

 1_775_032_775_023_775_034_775_025_7756_775_027_775_028_7759_77510_77511_77512_77513_77514_77515_77516_77517181920


 

Laboratórios

Conteúdo Relacionado

Imagens

Laboratório de Informática
Laboratório de Informática
Laboratório de Informática

 

Parceiros:

Banners

Instalar Adobe Flash PlayerEste site utiliza recursos do plugin Adobe Flash. Clique no botão ao lado para instalar.